Quando o Japão foi afetado pelo terremoto e tsunami em 11 de março de 2011, Hiroki Takai estudava na universidade de Vancouver. Takai não ficou parado assistindo a destruição de parte de seu país natal, ele se reuniu com outros amigos japoneses e arrecadaram dinheiro para ajudar o Japão.
Graças ao esforço dos alunos e da generosidade da população de Vancouver, o projeto “Love Japan” arrecadou 288 mil dólares.
Com a aproximação do 3º ano desde que ocorreu a grande tragédia, Takai queria devolver ajuda que a população canadense deu. Integrante da Associação Internacional de Voluntários Universitários (IVUSA) ele pediu uma equipe para viajar até a costa oeste do Canadá, para ajudar a limpar a área que foi invadida por detritos do tsunami que destruiu o Japão, e foi arrastada pela corrente marítima.
A equipe chefiada por Yusuke Oike, estudante da Universidade de Ritsumeikan, conseguiu 70 estudantes que mostraram-se dispostos a ajudar.
Oike é membro do Projeto tsunagu Ai , uma parte do IVUSA que tem sido muito ativo no socorro e esforços para reconstrução da área afetada pelo tsunami. O projeto no Canadá será feito em três etapas.
Primeiro, de 7 a 14 de março, os estudantes pretendem retirar dez toneladas de detritos das praias da ilha de Vancouver. Apesar de dez toneladas parecerem muito, é apenas uma parte dos 1,5 milhões de toneladas que o Ministério do Meio Ambiente estima que esteja flutuando no Oceano Pacífico desde 2011 .
O grupo está trabalhando em cooperação com Karla Robison, gerente de serviços ambientais e de emergência em Ucluelet, que vai ajudar a processar os detritos recolhidos. “Estou muito feliz por ter tantos alunos vindo para ajudar. É a prova real da sua amizade. ” Disse ela ao Yahoo news Japan.
Em segundo lugar, os alunos também esperam recuperar os itens que tenham valor sentimental que podem ter sobrevivido à viagem para a América do Norte, e devolvê-los aos seus donos. Talvez um ato simples como esse pode ajudar a trazer conforto para uma família lutando para recomeçar a vida no Japão. Infelizmente, mesmo com 70 voluntários, é um grande trabalho em um curto espaço de tempo, e claro que infelizmente não será possível fazer toda a limpeza, mas o gesto é muito bonito.
Os estudantes estão pagando a passagem aérea e a hospedagem do próprio bolso, mas para ajudar a cobrir os custos de transporte no Canadá, foi feito um site de crowdfunding. Seu objetivo é aumentar pra ¥ 2.000.000 (19.000 dólares americanos) até o fim de fevereiro .
Faltam poucas horas para terminar a arrecadação, e até o momento eles conseguiram ¥ 1.323.000 ( $ 12.000 ), mas ainda precisa de mais para cobrir suas despesas de trabalho. Se eles não não conseguirem, pelo menos Oike e os outros vão ter alcançado o terceiro objetivo do projeto e, provavelmente, o mais importante: ajudar a confortar e diminuir a dor da lembrança da tragédia 3-11 das pessoas através de boas ações.
Vi no Yahoo news e Readyfor