Os japoneses costumam beber bastante depois do trabalho, o happy hour é sempre regado a muita, bebida, segundo eles, esse é o único horário que podem realmente se divertirem, porém, os japoneses são fracos para bebidas, e muitos deles ficam bêbados, mais louco que o batman, e é comum ver os salaryman (assalariados), universitários, e eventualmente até mulheres bem vestidas, caídas pelas ruas dormindo, seja onde for, em um canto da calçado, estacionamento, e até mesmo em escadarias, o termo popularmente usado para descrever essas pessoas é nomisugi.
Incrivelmente a sociedade japonesa, mesmo conservadora, não culpa os trabalhadores que exageram na bebida, já que eles tiveram um dia cheio de trabalho, porém existem diversos perigos de essas pessoas ficarem largadas pelas ruas, mesmo o Japão sendo um país com um índice de criminalidade baixo, essas pessoas podem ser roubadas, ou vítimas em algum acidente, caso alguém também não muito bem não as veja e acabe tropeçando ou chutando-as.
Como não é nada bonito ver essas pessoas caídas pelas ruas, o Yaocho bar group, criou uma ação bem diferente para conscientizar as pessoas, e fazer com que elas não bebam tanto.
A campanha chamada de “Nomisugi”, que traduzindo quer dizer “Bebi demais”, decidiu transformar esse bêbados que dormem na rua em outdoors vivos para a campanha.
Cercando-os com fita adesiva e mensagens pré-impressos, incluindo a hashtag # nomisugi, o grupo incentiva as pessoas a usar a hastag quando inevitavelmente fotografarem as cenas e compartilhá-las online, o grupo Yaocho espera que as pessoas mudem a forma como eles pensam sobre beber demais.
Acho que uma hora ou outra todo mundo fica bebaço, mas ninguém quer ser alvo de uma campanha dessas, então é bom fazer isso quando estiver com amigos que possam te deixar em casa ou abrigar você em algum lugar, afinal, dormir na rua não deve ser nada confortável, e acordar sendo assunto em redes sociais por esse motivo menos ainda.