10 coisas que o Japão faz melhor do que qualquer outro lugar, de acordo com a comunidade internacional

A agência de publicidade Dentsu apresentou recentemente os resultados de seu relatório anual, Japan Brand Survey, em que se pede às pessoas de todo o mundo para a opinião sobre o país. O estudo deste ano envolveu 3.600 homens e mulheres que vivem em 17 países diferentes, cujas respostas foram usadas para compilar uma lista de 10 coisas que elas acham que o Japão faz melhor do que qualquer outro lugar do mundo.

japan view

A Dentsu falou com as pessoas que vivem na China, Hong King, Taiwan, Singapura, Tailândia, Indonésia, Malásia, Vietnã, Filipinas, EUA, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Rússia. Os participantes tem idade entre 20 e 59, e são considerados de classe média e alta em seus países.

Cerca de 80% dos entrevistados disseram que tem planos ou desejo de visitar o Japão, um aumento de mais de 7% em relação a pesquisa do ano passado. Quando perguntado o que mais intrigava eles sobre o Japão, a resposta mais comum foi a culinária do país. Seus numerosos destinos de viagem, tanto urbanas como rurais, ficaram em segundo lugar, e a moda japonesa completou o pódio.

Sendo uma empresa de publicidade, a principal preocupação da Dentsu é com a percepção de bens e serviços japoneses. Para obter um melhor controle sobre como as pessoas se sentem sobre as coisas no exterior carimbadas “Made in Japan”, os pesquisadores pediram aos participantes o que eles acham que o Japão faz melhor do que em qualquer outro lugar, veja o resultado

10 – Videogames

games

É um sinal dos tempos que os fabricantes de videogames do Japão, que criara, e dominaram durante anos a indústria moderna, graças a essa trajetória eles conseguiram com sufoco ficar com a 10º posição. Ainda assim, mesmo que as empresas estrangeiras continuem progredindo nas áreas do smartphone e jogos sociais, para alguns fãs simplesmente não há substituto para um jogo japonês.

9 – Infraestrutura do transporte

shinkansen

Lembrando que a lista é feita a partir de respostas de pessoas que vivem fora do Japão. Os residentes no Japão não raramente reclamam de das ruas estreitas do país, vias expressas caras e da dificuldade de encontrar estacionamento, no caso de apartamentos com mais de uma pessoa que possui carro, normalmente é disponibilizada somente uma vaga, então é necessário alugar uma vaga em estacionamento, coisa muito comum por aqui, mas é sempre difícil encontrar estacionamento perto. Se você é um turista, porém, ou qualquer outra pessoa que use o transporte público no Japão, há muito a agradecer, uma vez que é difícil imaginar a rede de trem e metrô de ser muito mais eficiente ou pontual do que já é.

8 – Engenharia Ambiental

Energia solar

A indústria japonesa se destaca pela preocupação de um desenvolvimento sustentável, e isso reflete na população, hoje em dia 85% dos veículos domésticos fabricados são híbridos, e os carros elétricos já começam a dar as caras nas ruas japonesas. Grande parte das casas novas tem placas de captação de energia solar, fazendo com que não seja necessário o uso da energia fornecida pelas usinas, e ainda tem a coleta seletiva de lixo no país todo.

7 – Comida

Sushi

Nenhum argumento aqui. Enquanto o sushi foi o prato que a maioria dos entrevistados relatou comer, querer experimentar, ou simplesmente conhecer, a culinária japonesa tem uma riqueza de pratos deliciosos, que vão desde delícias sutis, como tofu e gengibre para refeições mais leves, como ramen e okonomiyaki.

6 – Tecnologia 3D

3D

Na área de eletrônicos não há dúvidas que de os japoneses são pioneiros, a tecnologia 3D implantada nas tvs se popularizou e modernizou com a indústria japonesa, e hoje chegam aos games portáteis sem precisar usar aquele óculos muitas vezes desconfortável.

5 – Engenharia de precisão

4 – Carros e motos

carros

Japão ainda pode não ser capaz de alcançar a Alemanha no segmento de luxo, e está enfrentando crescente pressão na classe econômica dos fabricantes americanos e coreanos. Dito isto, marcas japonesas ainda são a escolha para muitos à procura de um confiável meio-de transporte, a indústria japonesa ainda é pioneira nos carros ecologicamente corretos, com os híbrido eco-friendly e os veículos elétricos, e também em carros esportivos leves de tração traseira, já que estamos falando da terra do drift. Em relação as motos acho que nem é necessário dizer que o Japão domina todos os segmentos.

3 – Robótica

Preciso escrever algo aqui?

2 – Anime/Mangá

anime-manga

Bom, aqui é meio complicado, já que anime e mangá nada mais são que gibi/hq e desenhos animados, então fica difícil dizer que o Japão faz os melhores gibis e desenhos, podem chorar otakus. Mas para quem busca os traços e histórias japonesas, podemos dizer que realmente ninguém faz igual, já que não existe a mesma preocupação ocidental em explicar cientificamente alguns fatos, e para quem curte robôs gigantes, monstros e mutantes, não há lugar melhor para se achar isso.

1 – Eletrônicos áudio/vídeo

video e audio eletronicos

Apesar da forte concorrência sul-coreana que o mercado japonês enfrenta atualmente, muitos estrangeiros ainda preferem as marcas japonesas, por acharem mais confiáveis, já que é um segmento em que as marcas niponicas dominaram por muito tempo.

E para você, o que o Japão faz melhor do que em qualquer outro lugar do mundo?

Vi no Niconico news

Topo