Tipos de chefe, e como lidar com eles:

O faz-tudo
Tipinho: É aquele que acha que só ele sabe fazer e odeia quando não cumprem as tarefas como ele.
Método de trabalho: Exige que a sua perfomance seja copiada e não permite que nenhuma ação saia diferente daquela apresentada por ele.
Cuidados: Quando você começa em um emprego novo, ele é excelente para ensinar como o trabalho deve ser feito. Mas depois de um tempo, ele vai podar toda a sua criatividade.
O que fazer: Aqui não tem muita saída. Ou você se transforma em um seguidor nato, ou procura outro emprego.

Irônico
Tipinho: Adora fazer comentários ácidos com os funcionários. E fica ainda mais feliz quando faz isso na frente da equipe inteira. A risadinha junto com a sobrancelha direita levantada é sua principal arma.
Método de trabalho: Faz questão de mostrar sua superioridade através de piadinhas irônicas. “Ah é? Não me diga!” é a sua frase favorita.
Cuidados: Por ser extremamente irritante, você corre o risco de ter surtos homéricos a qualquer instante.
O que fazer: No primeiro comentário atravessado, diga que você não suporta ironias e exija que algumas coisas são melhores quando ditas reservadamente.

Paquerador
Tipinho: Não perde uma oportunidade para dar uma cantada. Torce para que as funcionárias venham com decotes e as pernas de fora. Convitinhos para cerveja são distribuídos aos quatro cantos.
Método de trabalho: subordinadas bonitas geralmente se dão bem.
Cuidados: Esse tipo de chefe tende a ser preconceituoso. Se você engordar uns quilinhos, corre o risco de voltar ao cargo anterior. E, mais grave ainda, de ser vítima de assédio, num constrangedor agarrão dentro do elevador.
O que fazer: Seja firme e enfatize a relação profissional que vocês têm. Não está a fim de sair com ele? Diga claramente! E, claro, fuja das caronas! Se for vítima de assédio, junte suas coisinhas e pule fora do emprego.

Fofinho
Tipinho: Ele é super compreensível e defende seus empregados com unhas e dentes. Quase um pai, morre de medo de dar broncas e chatear os funcionários. O clima do ambiente é sempre de muita felicidade. Mais do que subordinado, quer que vocês sejam grandes amigos.
Método de trabalho: Você decide. O importante é que todos estejam bem. Ele sempre vai entender quando você não puder ir trabalhar, não gostar do serviço ou estiver com problemas em casa. Adora trocar reuniões por conversas fiadas e papo descontraído.
Cuidados: Por não cobrar os subordinados, conviver com ele pode afetar o seu desenvolvimento. Acomodada na situação, você compromete os seus resultados e cai na famosa zona de conforto

O que fazer: Aproveite que você não corre muitos riscos e exercite as suas ideias e criatividade. Ótimo para começar novos projetos e sugerir mudanças na empresa. Se perceber que está se acomodando, trate logo de dar um “up” na carreira.

Sabotador
Tipinho: Auto-crítico e depressivo. Ele não se acha um bom profissional e contagia a equipe com o seu negativismo. Todos ao redor se sentem um bando de fracassados.
Método de trabalho: Não termina nenhum projeto, não cumpre horários e impede todos os funcionários de fazerem um bom trabalho. Quando tudo parece engrenar, ele sempre dá um jeito de sabotar e afundar o barco.
Cuidados: Motivação passa longe desse tipo de gente. Se você não tiver a auto-estima no teto, pode precisar de algumas sessões de terapia.
O que fazer: Não deixe que a energia negativa dele abale o seu desempenho. E muito cuidado para não morder a isca que ele preparou para ele mesmo. Se nada adiantar, troque de emprego imediatamente.

Paranoico
Tipinho: Acha que todos querem derrubá-lo e tomar o lugar dele. Por ser extremamente ansioso e inseguro, vive sem foco e desconfia de qualquer resultado.
Método de trabalho: Está sempre com um pé atrás e dúvida de tudo o que você entregar pra ele. Uma nova ideia pode soar como uma tentativa sua de mostrar serviço para roubar o cargo.
Cuidados: Ele pode te desanimar a crescer dentro da empresa. Afinal, todo o seu trabalho é sempre colocado em dúvida.
O que fazer: Informe tudo o que você está fazendo. Compartilhar a sua agenda diminui a ansiedade dele e a ideia de conspiração em massa. Seja eficiente e tente mantê-lo ocupado para não pensar que você vai apunhalar as costas dele.

Dicas de ouro para dobrar o seu chefe
Christina Osborne, chefe-executiva da Business Solutions na Inglaterra, especialista em estratégias para recursos humanos e autora do livro “Como Lidar Com Seu Chefe” (Publifolha) selecionou alguns pontos super importantes para a internauta conviver em paz com o seu superior:

– Identifique o que seu superior precisa saber e informe-o;
– Distribua seus relatos de acordo com as etapas;
– Se seu chefe prefere ler, faça relatórios;
– Antes de apresentar suas sugestões, organize as ideias;
– Solucione os conflitos com seu chefe antes que se tornem sérios;
– Só apresente um problema quando seu superior puder dedicar atenção.

O post foi tirado dos parceiros do Triplo Sentido que pegou do IG.

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