Abaixo um e-mail que recebi no último dia 23 de uma pessoa que participou da reunião para organizar a passeata e a importancia dela, e também mais informações.
“Hoje participei da reunião no prédio do Consulado sobre o manifesto em prol dos estrangeiros como havia enviado o e-mail que recebi da NPO Kouryu Net.
Com a duração de quase 5 horas, a reunião presidida pelo Sr. Hayashi, presidente da Avance, teve a participação de japoneses de sindicados e da parte brasileira empresários de publicidade, lojas, escolas, agências de turismo, associações, mas operários brasileiros infelizmente nao havia ninguém presente, isso de deve ao fato provalvelmente do pouco tempo que tiveram para divulgar, pois esta reunião foi marcada em caráter de urgência, devido a critíca situação em que se encontram os trabalhadores sem qualificacao contratados por empreiteiras, os HISEIKI SHAINs do Japão, na sua grande maioria estrangeiros.
O Hayashi sam iniciou a reunião alertando nos sobre algumas medidas que podem ser tomadas caso nos os estrangeiros não nos manifestarmos:
Existem entidades fazendo um belissimo trabalho de arrecadar e distribuir alimentos aos necessitados, mas isto nao resolvera por muito tempo, pois enquanto isso, vejam abaixo o que esta acontecendo:
-Existem propostas no Congresso de 2 deputados para acabar com o visto que foi concedido aos nikkeys, com a reforma na lei de Imigração de 1991, ou seja fazer uma nova reforma e não mais beneficiar os nikkeis, pois eles nao tem consciência que todos os nikkeis vieram para trabalhar, alguns formaram famílias por aqui, tem filhos nas escolas e não pretendem voltar tão cedo ao Brasil…. para os autores desta proposta nós somos simplesmente dekaseguis, então acabou o trabalho tem que ir embora mesmo…
-O Hayashi também disse que a era das empreiteiras chegou ao seu final….ele esta entregando todos os apartamentos alugados, pois as fábricas também cortaram os contratos com a própria empreiteira e provavelmente não haverá mais nenhum funcionário estrangeiro, mas, ele tem outras empresas, 5 Asilos para idosos, abrigos para mulheres vítimas de violência doméstica, instituições de ajudas aos sem tetos, todas voltadas ao público japonês, recebendo verbas através da NPO então mesmo que a era das empreiteiras chegou ao seu final ele tem outras empresas, porém, quer abrir nossos olhos e nos orienta a manifestarmos e exigir nossos direitos, pois senão quem vai exigir?
-Ele deu a id[eia de fazer uma passeata no dia 1 de fevereiro mas deixou bem claro que nao podera estar a frente deste manifesto, pois as autoridades que ele esteve visitando desconfiam que ele, o Sr. Hayashi, esta falando em particular, não pelos estrangeiros, pois nunca, nenhum brasileiro se manifestou e as autoridades pensam que nós estamos todos, todos mesmo sem exceção fazendo as malas para o Brasil e que daqui ha alguns meses não havera nenhum brasileiro no Japão, então eles estão pensando em aumentar os estagiários asiáticos quando precisarem.
Portanto esta passeata tem que ser liderada por nós estrangeiros, para mostrarmos á mídia e as autoridades nossa força e união, fazer reivindicações, solicitar que sejam cumpridos nossos direitos, mas, ninguém na reunião dos estrangeiros se manifestou para liderar este movimento, somente foram apresentados os trabalhos que uma associação de Kani-shi e outra de Hamamatsu estão fazendo, portanto estamos sem rumo certo.
De qualquer forma os japoneses presentes pediram para marcar esta passeata e que nós brasileiros divulgassemos ao maior número de pessoas conhecidas para que possa surgir dentro da nossa comunidade alguma liderança positiva.
Acredito que cada um pode fazer uma parte convidando todos os amigos a participar.
Também será feito um abaixo assinado com o intuito de colher 5.000 assinaturas, voltarei a divulgar mais informações posteriormente.
Pois é, a situação não esta nada boa, mas vamos nos esforçar!!”
A concentração será no Hisaya Hiroba, dentro do Hisaya Kouen, entre as estações YABA CHO(LINHA MEIJO) e SAKAE (LINHAS MEIJO E HIGASHIYAMA) em Nagoya. Em frente ao prédio sul do Matsuzakaya.
O horário para as pessoas se reunirem será das 10:30 até 11:00.
Haverá uma breve explanação do conteúdo das 11:00 as 11:30 e terminará com uma mini caminhada a partir das 11:30 com um percurso de aproximadamente 500 m
- 1 minuto a pé das saídas 5 e 6 da estação Yaba-cho (linha Meijo [linha roxa] do metrô)
3 minutos a pé das saídas 13 ,14 e 15 da estação Sakae (linhas Higashiyama [linha amarela] e Meijo [linha roxa] do metrô)