Robôzinho viajante – Evolta world challenge III

Em mais uma ação de marketing desafiadora, afim de mostrar a durabilidade das pilhas Evolta, a Panasonic colocou o robô mascote rumo a uma caminhada histórica, o robô irá percorrer 500km da estrada Tokaido entre Tokyo e Kyoto.

O robô Evolta, cujo novo projeto foi feito para parecer um viajante antigo, puxando uma carroça com duas rodas, mede 17 centímetros de altura e 40 centímetros de comprimento. Construído de plástico leve, fibra de carbono e titânio, o tobô pesa cerca de 1kg. Ele é alimentado por 12 pilhas AA e é operado por controle remoto, e pode viajar a uma velocidade de 3 a 5 kilômetros por hora. Se tudo correr conforme o previsto, o robô vai completar a jornada em 10 de dezembro, após 49 dias de caminhada.

Não é a primeira vez que a Panasonic realiza esses desafios de resistência. Em maio de 2008 o mascote movido a bateria subiu 530 metros de um penhasco, o Grand Canyon, por uma corda suspensa, e em agosto de 2009 ele dirigiu sem parar por 24 horas ao redor do circuito de corrida de Le Mans, cobrindo uma distância de 23,7 km. Tais desafios renderam ao robô uma vaga no Guinness Book.

As versões atuais e anteriores do humanóide foram criadas pelo renomado roboticista Tomotaka Takahashi, fundador da Universidade de Kyoto Robo-Garage. O novo robô fica em uma roda, parecida com uma roda de hamster para facilitar a circulação e, superfícies irregulares, o carrinho que o robô puxa contém baterias. As baterias são recarregas uma vez por dia durante o curso da viagem.

Toda a ação está sendo transmitido ao vivo pelo Ustream no site oficial (clicando aqui) e também pode ser acompanhada através do twitter @evoltatoukaidou.

Topo