A triste história de um brasileiro desempregado

Dia desses a TV Fuji apresentou uma reportagem com o brasileiro Sidival Furuzawa Pereira, ele tem 36 anos, reside na cidade de Hamamatsu na provincia de Shizuoka e é uma das vítimas da crise financeira que assola o mundo e está afetando diretamente muitos brasileiros que vieram até o Japão em busca da realização do sonho e muitos estão vivendo um pesadelo. Desempregado há cerca de 6 Meses, Sidival teve de deixar o apartamento onde morava e desde então começou a sobreviver nas ruas de Hamamatsu revirando lixo em busca de latas e sucatas.

O inicio da reportagem mostra como como Pereira passa seus dias, revirando o lixo em busca de latas, sucatas e materiais que podem ser vendido nos centros de reciclagem, o brasileiro vai com sua bicicleta cheia de lixo até um desses centros de reciclagem vender o material recolhido e consegue 350 ienes (aproximadamente 3 dólares). Em vez de usar para comer, ele vai guardando o dinheiro até juntar o mínimo para poder enviar para sua esposa e seus filhos no Brasil.

Vendo a dura situação de Pereira e o esforço dele para sobreviver, um japonês cedeu um apartamento para ele morar e eventualmente recebe doações de comida, uma ONG as vezes o ajuda também doando alguns alimentos, mas, na falta dessas doações ele sobrevive com o que acha no lixo para se alimentar, Pereira se diz muito agradecido pela ajuda e afirma amar o Japão.

A reportagem termina com Pereira ligando para a família no dia 1º de Janeiro, sua esposa indaga o porque ele não volta ao Brasil, Pereira se diz determinado em continuar sua vida aqui no Japão, pois acha que no Brasil não terá nenhuma oportunidade de emprego, e equanto a situação não melhora ele acha mais viável continuar cantando sucatas e guardando o dinheiro para enviar ao Brasil.

Fonte: Japan Probe vi também no Direto de Tokyo
Topo