A cooperação internacional entre Brasil e Japão foi firmada no dia 27 de março, na Cidade de Soja, província de Okayama. O “Convênio Institucional para o Apoio à Educação dos Filhos de Brasileiros no Japão” tem como principal objetivo dar suporte aos decasséguis, através de professores brasileiros e material didático do Ministério da Educação do Brasil. Por meio da Associação Esportiva Cultural Nipo Brasileira (AECNB), de Mato Grosso do Sul e da Momotaro Overseas Friendship Association, associação em Okayama, será possível esta cooperação educacional.
Iniciativa
No Japão existem escolas particulares para atender aos filhos de dekasséguis, porém com a crise econômica, os brasileiros tiraram as crianças das escolas e estes encontram dificuldades para se adaptarem ao ensino público japonês. Percebendo as dificuldades, a Momotaro Overseas Friendship Association, montou a escola Momotaro de Okayama, que recebe financiamento de empresas privadas, empreiteiros e do Governo japonês para atender gratuitamente os alunos, disponibilizando um ensino diferenciado.
Para refinar o ensino, a Momotaro tomou a iniciativa de propor um convênio educacional á Associação Nipo. O pré-convênio foi firmado em novembro e elaborado para oferecer uma educação adaptada aos costumes do Brasil, utilizando material didático e professores selecionados pela Associação Nipo de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Visconde de Cairu.
Os materiais didáticos foram doados pela Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, Livraria Lê e Editora Ática/Sipione. Já os professores que serão enviados ao Japão, passarão por uma seleção, promovida pela Escola Visconde de Cairu. Os professores serão remunerados pela escola Momotaro.
Benefícios
Com o convênio Mato Grosso do Sul ganha, pois os professores que forem enviados ao Japão, trarão novas experiências ao Estado. E esta também é uma forma de facilitar a volta dos decasséguis, como afirma o presidente da Associação Nipo, Bernardo Tibana, “com o suporte educacional oferecido na Cidade de Soja, em Okayama, os filhos de brasileiros no Japão, terão uma adaptação melhor e se encaixarão ao mercado de trabalho quando voltarem ao Brasil.”.
Evento paralelo
O presidente Bernardo Tibana foi convidado a ir ao Japão, no dia 27 de março, para firmar o convênio e para participar do “Soja Brazilian Day”, que promoveu o Fórum de discussões sobre o tema “Questões na Educação Infantil: Projetos para Auxilio no cotidiano”, que teve a presença do Embaixador Brasileiro no Japão Luiz Augusto de Castro Neves.
Fonte: Assessoria de Imprensa AECNB/MS