Faz alguns anos que comecei a acompanhar o baseball japonês , quando cheguei no Japão não entedia nada do esporte e nunca me interessei, mas digamos que hoje sou viciado no esporte mais popular do Japão.
O baseball é o esporte incontestável no Japão, e é chamado de esporte nacional japonês (ironicamente, o Japão realmente não possui esporte nacional oficialmente reconhecido, nem mesmo sumo ou kendo).
O esporte é tão popular quanto o futebol no Brasil, tanto que desde o ensino médio é levado muito a sério, com o National High School Baseball Championships (ou Koshien) que é transmitido pelas principais emissoras em rede nacional, e desse campeonato os destaques normalmente viram jogadores profissionais caso sejam escolhidos no Draft, um processo de seleção onde todos os times disputam os novos jogadores.
O baseball não é popular a toa, quando acaba a temporada os times organizam eventos com os jogadores, talk shows e apresentações das cheerleaders e os mascotes em diversos locais, existe toda uma mobilização entre as temporadas, e durante a pré-temporada a preparação e os treinamentos são transmitidos pelo pay per view, ou online nas contas dos times nas redes sociais, além de toda a cobertura diária da mídia.
Não irei me aprofundar na história do esporte, aqui em solo nipônico, o baseball, como é mundialmente chamado, leva o nome de yakiu, ou puró yakyu (baseball profissional).
A liga profissional é separada entre Liga Central (ce-league) e a Liga do Pacifico (Pa-league), ambas contam com 6 times, no final da primavera os times da Liga Central e do Pacifico se enfrentam, e no final do ano os melhores de cada liga disputam a Climax Series, que são as finais do campeonato, o vencedor da Climax Series de cada liga disputam a Nippon Series, que define o campeão japonês.
O formato é bem parecido com o americano, pois existem as ligas principais, e ligas menores, onde os jogadores que estão em desenvolvimento, voltaram de lesão ou que passam por uma fase ruim, disputam e quem for se destacando pode ter a chance de jogar na equipe que disputa a liga principal.
Mas vamos ao que interessa, o jogo no estádio, que aliás é muito maneiro, apesar do jogo ser demorado, a maioria dos estádios oferecem várias comodidades, tem área de descanso, lugar para fumar, várias lojas de comida e acessórios, tem local para trocar fralda de bebês já que é comum famílias irem assistir os jogos, e caso você não queira sair para não perder nada, existem vendedores que passam a todo instante nos corredores vendendo cerveja, refrigerantes, sorvete e até comida. Algumas meninas que vendem cerveja tornam-se tão populares que ficam famosas e seguem carreira de modelo ou fazem trabalhos na tv.
Nos jogos que ocorrem no fim de semana são organizados eventos antes do jogo, no entorno do estádio além das barracas de bebidas e comidas, tem apresentação das cheerleaders, entrevistas com jogadores, e várias outras atividades que variam de acordo com o adversário e a época do ano.
Nos intervalos do jogo também tem atrações para o público, além da apresentação das cheerleaders, os mascotes dos times também animam o público.
No baseball também existe uma espécie de torcida organizada, mas eles vão nos jogos apenas para cantar e incentivar o time, os membros levam trompetes e tambores, e os demais torcedores cantam músicas para incentivar o time, os jogadores regulares normalmente ganham músicas próprias da torcida, que a entoam a cada entrada do jogador, além da músicas quando o time tem chance pontuar, que é o ponto alto quando toda a torcida do estádio se anima.
Os times também tem tipo um programa estilo o de sócio torcedor, mas aqui é chamado de Fan Club Official, os membros ganham presentes exclusivos, descontos, além de poderem comprar ingressos com antecedência e em lugares exclusivos, além de pode escolher os assentos disponíveis.
Assistir um jogo no estádio é uma experiencia espetacular, e mesmo com a rivalidade entre os time não existe violência entre os torcedores, ano passado assisti um jogo do Dragons (time que eu torço) no Tokyo Dome, estádio do Giants, e fiquei no meio da torcida adversária de boa comemorando a vitória do meu time, e quando é no Nagoya dome todos saem e pegam o metrô juntos pra ir embora de boa, atualmente assistir jogos no estádio é um dos meu passatempos favoritos.