Em homenagem do terceiro ano do terremoto de Tohoku em 11 de março, o Yahoo! Japan realizou uma campanha de caridade prometendo ¥ 10 (US$0,10) para cada pessoa que buscasse por ” 3.11 ” no site .
Baseando-se nos dados que o mecanismo de busca mais usado do Japão estava a par, eles estipularam doar 5 milhões de ienes (US$ 48,000 ) a partir de 500 mil endereços de IP’s únicos que possivelmente usariam as buscas. Mas eles felizmente erraram feio, pois esqueceram que a internet é uma coisa global.
Publiquei sobre a campanha aqui no blog, através do vídeo do Aqui Pode, que o Hiro fez, durante o período de 24 horas que o Yahoo! Estipulou para a arrecação, houve um total de 2.568.325 buscas por ” 3.11 “, isso significa que o Yahoo! Japão teria que doar ¥ 25.683.250 (249.000 dólares ) se não tivessem definido o limite superior de 5 milhões. No entanto, sendo o grande comglomerado que é , a empresa de internet decidiu abrir a carteira e doar os 25 milhões.
Durante o dia diversas pessoas divulgaram a campanha, então não é surpresa que diversas pessoas tenham se solidarizado e feito a busca no site.
O dinheiro irá para a recuperação da Great East Japan Earthquake Support Foundation , uma instituição de caridade que executa programas de educação e esporte para crianças afetadas pelo desastre.
O Yahoo! é o site mais visitado no Japão . De acordo com Alexia primeiro site que as pessoas vão direto antes Yahoo! Japan é o Google. Isso sugere que um bom número de pessoas, quando apresentadas a uma página inicial do Google irão procurar imediatamente pelo Yahoo!, e também existe o fato de os celulares da Softbank virem com app do Yahoo! E as buscas feitas através do mobile normalmente serem feitas através dele. Com esse apoio incondicional do povo Japonês, não é difícil ver por que o site decidiu retribuir um pouco