Hotaru no Haka

Olá enfermeiros e enfermeiras, continuando a série dos filmes japoneses, hoje falarei sobre “Hotaru no haka “(Cemitério de vagalumes em japonês).

O filme é baseado em um filme de animação do Estúdio Ghibli,  mas o que pouca gente sabe é que antes disso existiu um livro semi-autobiográfico do escritor Akiyuki Nosaka, em 1945. Ele baseou em suas próprias experiências durante e após um ataque de bombas em Kobe. Uma irmã morreu de doenças a outra de desnutrição e seu pai adotivo com a própria bomba.

Voltando ao filme. Lançado em 2005, conta a história de dois irmãos Seita e Setsuko que ficaram órfãos com os ataques dos americanos, e sendo forçados a morar com conhecidos da família. A luta pela sobrevivência de duas crianças (um com 14 e a menina com 4) é tocante e impressionante. A guerra aos olhos dos pequenos que não entendem direito o que está acontecendo, ou porquê a mamãe não volta do hospital, não há machão que consiga segurar as lágrimas(falo sério)

Eu me surpreendi quando de repente liguei a televisão e comecei a assistir sem saber direito o que era, mas como passar do filme, eu notei que se tratava da mesma história dos filmes de animação que eu já tinha assistido, e é realmente impressionante, a atuação dos dois principais é ótima e o trabalho ficou lindo. Porém eu sou chorona e não consigo assistir esse filme novamente, é triste de mais. Triste por ser verdade.

Aqui vai um trailer do filme

E do filme da Ghibli

Topo