Japão está em sua própria bolha quando se trata de beber. Claro, os pubs da Inglaterra podem estar cheios de bêbados barulhentos bagunçando e no Brasil o pessoal tentando arrumar uma mulher e enchendo a cara com os amigos, mas nenhum outro lugar bate o “frio” público japonês, e como são socialmente aceitos no Japão.
O que pode ser considerado exagero por algumas nações, é completamente okay aqui. Em um post que fiz sobre o Nomisugi, citei a tolerância da sociedade japonesa em relação as pessoas que exageram na bebida.
Portanto, não foi nenhuma surpresa ver o Japão no topo da lista dos países que pensam que o consumo de álcool é moralmente aceitável.
Um estudo recente realizado pelo Centro Pew como parte de seu Projeto de Atitudes Globais pediu ao povo de 40 nações, pessoalmente, se acreditam que o consumo de álcool é moralmente aceitável, moralmente inaceitável, ou não é uma questão moral.
Não foi nenhuma surpresa, mas a maioria dos países que consideraram o consumo de álcool imoral são de maioria muçulmana, mas não é isso que importa aqui.
Então vamos a lista dos países que não ligam para quem enche o caneco, chapa o coco, queima a largada, fica mais louco que o Batman, neste quesito o Japão é o primeiro, ou seja, pode não ser oa país do futebol, mas quem liga para futebol quando se pode ficar bêbado sem ser julgado? Então vejam a lista ai.
Como você pode ver, o Japão no topo da lista com 66 % dos entrevistados concordando que o consumo de álcool é moralmente aceitável e apenas 6% reprovando tal ato. A República Tcheca, Alemanha, Grã-Bretanha e seu conjunto de ilhas com 46, 41, e 38%, respectivamente.
O Japão não é apenas o país com maios aceitação, mas também é o que apresentou o menor número de rejeição em relação ao consumo do álcool. A República Tcheca em segundo lugar, com 46% aprovando o consumo de álcool. Nada mal, mas considerando que 22% das pessoas podem fazer mimimi por verem pessoas enchendo a cara.
Apesar de estar no topo da lista, existe uma série de regras para o consumo de álcool por aqui, normalmente em bares eles perguntam se a pessoa esta dirigindo, já que o estabelecimento pode ser culpado caso um motorista embriagado provoque um acidente, apesar de ser difícil isso acontecer, além disso é proibido beber em vias públicas, ou seja, ficar na rua bebendo não é permitido.
Mas o Japão é um ótimo lugar para beber, existem diversos bares com o chamado nomihoudai (bebida a vontade) onde você paga cerca de 30 dólares e bebe a vontade durante 2 ou 3 horas, por isso praticamente todos os dias rolam happy hour por aqui, não é caro beber, e segundo os japoneses é o único momento em que eles podem se divertir, já que depois eles vão pra casa dormir e no outro dia voltam ao trabalho.