Olá enfermeiros e enfermeiras, vi essa notícia no ipcdigital
Onze pessoas sofreram intoxicação alimentar em Toyama-ken
Onze pessoas sofreram intoxicação alimentar depois de comerem o fugu (baiacu) em um restaurante em Nato, na província de Toyama, na noite de domingo (22). Duas estão internadas em estado grave.
O fugu, conhecido no Brasil como peixe-balão ou baiacu, é muito apreciado no Japão, apesar do risco de intoxicação.
O fugu pode provocar envenenamento se não for preparado adequadamente. Ele possui a tetrodotoxina (TTX), uma potente neurotoxina que serve de defesa para o peixe e que pode ser fatal se ingerido por seres humanos.
Os efeitos da tetrodotoxina se manifestam entre 20 e 30 minutos depois da ingestão. Entre os sintomas mais comuns estão a paralisação dos lábios e da língua, debilidade muscular e dificuldade respiratória. O intoxicado pode morrer em seis horas se não for tratado a tempo.
As onze vítimas de intoxicação apresentaram sintomas como dormência nas extremidades do corpo e dificuldades respiratórias.
Elas faziam parte de um grupo formado de 21 pessoas que foram jantar no estabelecimento. A maioria das vítimas tinha entre 50 e 70 anos de idade. Nove se recuperaram, mas duas continuam em estado grave.
O cozinheiro responsável do restaurante possui licença para preparar o fugu, mas o departamento de Saneamento está investigamento o processo usado para preparar o prato.
Isso me lembra o episódio dos Simpsons que o Homer acha que vai morrer
Mesmo com tudo isso eu gostaria de experimentar Fugu, tenho curiosidade para comidas exóticas. Especialmente recheadas de adrenalina XDD