Quando um dos criadores, Jhony, nos falou da campanha no skype, lógico que apoiamos, até porque o motivo dela ter acontecido sempre foi debatido no BlogZona, os fundadores e os primeiros participantes sempre tiveram a mesma opinião, a de que o ranking não classifica os melhores blogs do Brasil, pois muitos blogueiros estavam usando as últimas campanhas e também criando somente com o objetivo de subir no ranking, e claro que ele só serve para massagear o ego da maioria dos blogueiros, até porque muitos leitores não tem idéia do que seja o Blogblogs.
Os grandes não gostam de se sentirem incomodados, a verdade é que querendo ou não há uma panela entre os grandes blogs, porém, eles são grandes graças aos pequenos, e figuram entre os primeiros do ranking graças aos mesmo blogs que eles criticaram, pois o ranking classifica os blogs através de links, e podemos contar nos dedos a quantidade de blogs considerados “grandes”, ou seja, eles são linkados pelos pequenos, e muito nem se dão o trabalho de visitar, e as vezes estão deixando de conhecer blogs de excelente conteúdo.
Quando comparei os blogs com emissoras de Tv é porque há blogs grandes e não tão bons, que seriam a globo da blogosfera, e há pequenos que são muito bons (cultura, futura, cnn, bbc, discovery…), os grandes são acessados por usuários, ou seja, internautas comuns que usam a internet apenas em busca de entretenimento, e como os grandes são mais visados é muito mais fácil conseguirem esses acessos, já entre os pequenos, a maioria dos leitores são blogueiros, que buscam um bom conteúdo e coisas realmente novas e engraçadas, os grandes são grandes graças ao efeito calda longa (clique aqui para ler), como um dos fundadores da campanha, rafa barbosa, já escreveu uma vez.
Os que criticaram a campanha não entenderam NADA do real motivo, e ao invés de viverem na umbigosfera, deveriam eventualmente freqüentar a plebe, para saberem o que realmente pensam antes de sair por ai criticando sem nem saber direito o que estão criticando, e é exatamente por serem “formadores de opinião” que deveriam fazer isso, mas o ego inflado e o sentimento de “superioridade” não os deixam procurar, é difícil aceitar que você perdeu, ninguém gosta de perder, ainda mais para um monte de desconhecidos, então os grandes com o ego ferido partiram para o ataque, mas, isso já era esperado quando a campanha tomou grandes dimensões.
O importante é que conseguiram (mos) atingir o objetivo, e mostramos que independente do conteúdo ser bom ou não, não é difícil figurar entre os primeiros do ranking, e que quantidade (links) não quer dizer qualidade, em nenhum momento quisemos desmerecer o blogblogs, muito pelo contrário, apenas mostramos o que não podemos considerar uma falha, mas sim uma maneira pouco eficiente de rankear os blogs, e quanto aos que criticaram a campanha, saibam que rimos muito ao sabermos das dores, nos divertimos bastante com isso, muito obrigado.
Ah sim! mamãe eu subi (pouco, mas subi) no ranking blogblogs! \o/
Os balanços e a visão dos criadores da campanha vocês podem acompanhar aqui e aqui.
A repercussão foi tamanha que rolou até uma entrevista com eles, para ver é só clicar aqui.