Museu da Ghibli

Olá enfermeiros e enfermeiras

Ano passado fui com a @ka_twttr realizar um sonho dela e meu, quando eu descobri que existia, conhecer de perto o museu da Ghibli : Mitaka no Mori Ghibli bijutsukan 

O museu foi construído em 2000/2001 e foi projetado pelo próprio Hayao Miyazaki, para visitar é preciso comprar um ingresso antecipadamente pelo site, marcando um dos horários disponíveis . Saindo da estação Mitaka, em Tokyo, por toda parte há indicação de como chegar no Museu, você pode pegar o ônibus (eu não peguei então não vi o preço) ou ir a pé, pelo parque mesmo, o que proporciona uma bela paisagem de muito verde e as plaquinhas com totoro em cima, como são apenas uns 15min andando, achei que valia a pernada.

O lugar é MUITO maior que imaginei, sério, como as fotos que achei pela net são todas tiradas pelo próprio site do museu (dentro do museu é proibido tirar fotos em quase todo o prédio) achei que fosse uma coisa sem-graça e pequenininha. Realmente me surpreendi.

Entregando os tickets pro tiozinho 

Detalhe do Didi na pia

Didi na pia *-*

Foto tirada escondida da janela do banheiro

No primeiro andar há uma sala de exibição de filmes, zootropos, pequenos pedaços de cenários, exibição pequenas de animação.

No segundo há uma livraria, o Neko Bus, exibições do cenário de alguns filmes, há também salas com um artista desenhando ao vivo, storyboards, livros de referência,  rascunhos por toda parte (acho que me emocionei MUITO nessa parte)  pinturas dos cenários e muito mais.

Há ainda um terceiro andar com uma loja muito linda e LOTADA, sério, mesmo você tendo que marcar uma hora no museu, ainda sim, grande parte dos visitantes parecem se concentrar na lojinha pois foi um saco conseguir me mover lá dentro.

Do lado de fora, há alguns cenários em que você pode tirar foto e ainda um café, que nós não pudemos entrar por falta de tempo, como moramos em Shizuoka e fomos de trem, o horário era contadinho e a fila de espera para o café era de no mínimo uma hora.

indo ver o robô

 

Robô em tamanho real, criado pelos studios Ghibli pro filme  Laputa

Para quem é fã dos trabalhos do Miyazaki, o museu é um prato cheio, eu gostaria de ir novamente, com mais calma da próxima vez, tomar um café desenhado, levar um pouco mais de dinheiro para comprar os livros e goods e assistir as exibições dos curta-metragens.

escondidas no cantinho do museu

Foi bem triste voltar para casa no final, tanto eu quanto a ka queríamos ficar lá por muitas horas, mas como tínhamos que voltar de trem, não teve jeito. Foi realmente uma visita que valeu a pena.

Os tickets são vendidos nas lojas de conveniência do Lawson, para aqueles que moram fora do Japão, agências de viagens também vendem.

Abaixo o site oficial em inglês

http://www.ghibli-museum.jp/en/

 

Topo