Ongaku no Kinyoubi

Bo-a Kwon nasceu em Gyeonggi-do, a província mais populosa da Coréia do Sul. Hoje conhecida apenas como “BoA”, seu sonho sempre foi ser uma cantora, embora pequena ainda não soubesse como torná-lo realidade.

Em meados de 1997, ela acompanhou seu irmão do meio, Soon-Kwon, até uma audição na SM Entertainment, uma das maiores gravadoras da Coréia. Na época, a empresa procurava por um novo artista juvenil que pudesse representar a Coréia pela Ásia, e também a Ásia pelo mundo. Com apenas 10 anos de idade, BoA não esperava ser escolhida no lugar de seu irmão, e nem seus pais, que a princípio foram contra a idéia de BoA começar a treinar para ser cantora ainda tão pequena.

Depois de convencer seus pais, ela começou a ter aulas de canto e dança. Em 2000, pouco mais de três anos depois, estrearia na Coréia com o seu primeiro álbum, “ID; Peace B”. O lançamento chegou a ficar em 10º lugar no ranking mensal de álbuns da MIAK (Associação da Indústria Musical da Coréia), vendendo mais de 150 mil cópias até fim do ano, desempenho que garantiu à BoA o prêmio de Cantora Novata do Ano nos prêmios dos canais MTV e KMTV.

BoA fala a língua japonesa, que teve que aprender para fazer carreira por aqui, além de ser fluente em inglês e saber um pouco de mandarim, dialeto chinês. Inclusive, BoA já lançou muitas músicas em versão chinesa. BoA é uma entre os muitos artistas que fazem carreira tanto na Coréia, quanto no Japão.

No dia 7 de Março de 2001, a Avex Trax (uma das maiores gravadoras do Japão e braço direito da SM Entertainment) realizou uma coletiva de imprensa para divulgar o primeiro single japonês, a versão local de “ID; Peace B”.

Durante a coletiva, BoA respondeu perguntas em inglês e japonês e se apresentou com seu novo single, além de músicas como “Sara” e “Don’t
Start Now”.

O primeiro grande hit só veio no 4º single, com a música “LISTEN TO MY HEART”. Estreando no Oricon em 5º lugar, o single é o segundo mais
vendido de sua carreira até hoje, com 180 mil cópias apenas no Japão. Mais tarde, em Março de 2002, seu primeiro álbum completo venderia
mais de um milhão de cópias, cravando o histórico 1º lugar de BoA, a artista estrangeira mais bem-sucedida no Japão em anos.

Em 2003 conseguiu mais um marco na carreira, com o segundo álbum japonês “VALENTI” (1,7 milhão de cópias vendidas no mundo) e a primeira turnê nacional, intitulada “FIRST LIVE TOUR 2003: VALENTI”. Desde então, BoA realiza turnês no Japão anualmente, divulgando seus álbuns mais recentes.

Em 2004, ela ganhou o prêmio de Artista Mais Influente da Ásia no MTV Asia Awards, realizado na Malásia.
Pouco tempo depois, seu quarto álbum coreano traria mais hits à sua lista: “My Name” e “Spark”. Pelo videoclipe de “My Name”, ganhou o prêmio de Clipe do Ano no MNET KM Music Festival 2004. No Japão, a balada de natal “Merikuri” tornou-se tão popular que, em anos seguintes, foi votada uma das preferidas do público acima de 35 anos.

A partir de 2006, BoA deu um tempo de lançamentos na Coréia do Sul, focando mais o mercado J-pop. Continuando o legado de “Merikuri”, o single de natal “Winter Love” vendeu 100 mil cópias e perdeu o 1º lugar apenas por 2 mil a menos que o 1º colocado. Neste mesmo ano,
realizou a turnê “BoA THE LIVE”, um show mais simples apenas em pequenos auditórios do Japão.

Em 2008, seu sexto álbum de estúdio japonês “THE FACE” estreou novamente em 1º lugar, marcando um incrível recorde de 7 álbuns seguidos. Apenas uma artista do Japão tem mais
álbuns em 1º lugar que ela.

No dia 10 de Setembro de 2008, a SM Entertainment realizou uma coletiva de imprensa em Seul para anunciar o tão aguardado debut americano de BoA.

O primeiro single em inglês, chamado “Eat You Up”, foi produzido pela dupla sueca Bloodshy & Avant, responsável por faixas de Britney Spears e Utada Hikaru.

Dois videoclipes diferentes foram produzidos, um para o mercado asiático e outro para o americano.

A notícia trouxe BoA de volta à mídia e mais uma vez ela encaram o desafio de vencer num país diferente. Após conquistar o 2º maior mercado fonográfico do mundo, e com mais de 8 anos de carreira, BoA está mais do que preparada – e tudo isso com apenas 21 anos.

Boa – Everlasting


Boa – Winter Love

Letra traduzida

Boa – Eat You Up [American Version]

Boa – Eat You Up [Asia Version]


Letra traduzida

Topo