Ongaku no Kinyoubi – Angela Aki

Angela Aki é uma cantora e compositora que, apesar de estar na ativa há bastante tempo, recebeu pouca atenção até 2006, quando cantou uma música para o Final Fantasy XII. A maioria de suas canções são acompanhadas de piano, e sua habilidosa voz é capaz de cativar muitas pessoas. Por ter vivido muitos anos no exterior ela é capaz de cantar perfeitamente em Inglês.

Apesar de ter alcançado o status de ‘estrela’, Angela Aki é geralmente vista usando jeans, camiseta e, é claro, seus característicos óculos de aros pretos.

Angela Aki

Não é só na música que esta artista é única. Desde seu nascimento, em setembro de 1977, em Tokushima, Angela Aki tem sido banhada em diferentes culturas: sua mãe é norte-americana com origens italianas, e seu pai é japonês.

Ela aprendeu a tocar piano com 3 anos de idade, e dominou outros instrumentos como violino e guitarra durante a infância. Quando tinha 15 anos, ela mudou-se para o Havaí com seus pais e entrou numa escola americana. Ela diferenciou-se graças à sua personalidade forte e conquistou uma bolsa para seguir seus estudos. Ela escolheu uma universidade em Washington D.C., onde poderia estudar economia, política e música. Ela escreveu e compôs músicas, realizou diversos concertos e produziu seu primeiro álbum indie em inglês, “These Words”, em janeiro de 2000.

De volta ao Japão, Angela atraiu a atenção do público com seu mini álbum “ONE”. Suas músicas, deste vez em Japonês, cativaram milhares de pessoas e seu álbum atingiu o primeiro lugar nas paradas da Oricon. Ela, então, foi notada por Nobuo Uematsu, que a escolheu para cantar “Kiss Me Good-Bye”, música-tema do jogo de videogame Final Fantasy XII.

Angela+Aki+Angela_KMGBpromo

Depois de anos de trabalho e persistência, Angela Aki iniciou sua subida na cena musical japonesa e lançou seu primeiro single como artista major, “HOME”, em 14 de setembro de 2005.

No ano seguinte, o single “Kokoro no Senshi”, incluindo um cover da música “Today” do Smashing Pumpkins foi lançado antes do aguardado “Kiss Me Good-bye”, que saiu em março. “This Love” foi gravada em maio e foi escolhida para ser o tema de encerramento do anime BLOOD+.

Em junho de 2006 Angela lançou seu terceiro álbum “Home”, que incluiu algumas de suas canções populares como “This Love”, “Kokoro no Senshi” e “Rain”. Ela apareceu em programas de televisão e em casas de show como o Budokan.  Alguns meses depois, ela voltou à mira dos holofotes com um DVD ao vivo e dois singles: “Sakurairo” em março, e “Koroku no Kakera” em maio – música tema da novela “Kodoku no Kakera~Itoshi Hitoyo~”, em junho ela lançou o single “Tashikani” que alcançou numeros expressivos e para fechar o ano em setembro lançou o album, “Today”.

angela

A partir dai Angela Aki passou a figurar entre as artistas mais tocadas e respeitadas do Japão, com um talento e uma voz indiscutiveis ela passou  quase um ano sem lançar um single, e voltou a aparecer apenas em setembro de 2008 com o single “Tegami-haikei juugo no kimi e” que é uma versão japonesa da música Knockin’ On Heaven’s Door e uma nova versão de We’re All Alone, que foi previamente incluida no álbum independente, “ONE”, o álbum contém 13 faixas e teve uma edição limitada com DVD, Angela Aki fechou o ano lançando o DVD da tour “Today”, Angela Aki Concert Tour 2007-2008 “TODAY”.

Angela Aki começou 2009 lançando no final de fevereiro o álbum “ASWER”, e após lançar o single, “Ai no Kisetsu”, em setembro de 2009, desde então ela não lançou nenhum novo trabalho.

Angela Aki – Sakura Iro

Angela Aki – Kiss Me Good Bye

Angela Aki – HOME

Topo