SEAMO se estabeleceu como um dos bem sucedidos artistas rap e hip-hop em apenas alguns anos, desde 2005. Com sua habilidade de misturar o lado positivo e o negativo do amor em seu trabalho, usando rap rápido ou baladas, SEAMO é um artista que todos querem ver crescer.
Nascido em Nagoya, em dezembro de 1975, Seamo na verdade chama-se Takada Naoki. Depois de se formar na Escola Meijo no ensino médio, Seamo estudou na Universidade Aichi Gakuin e se formou em Estudos Budistas e Religiosos.
Em 2004, Takada Naoki começou a se apresentar com o nome Sea-mo nator (um trocadilho com o filme “O Exterminador do Futuro”, “Terminator”). Foi nessa época que Sea-mo nator trabalhou com a dupla de hip-hop feminino BENNIE K, em Tenku vc. Benkai, uma faixa de seu primeiro mini-álbum. Talvez mais importante tenha sido a apresentação de Sea-mo nator no POPJAM, através da qual o artista ganhou algum reconhecimento público.
Porém, com a chegada de sua estréia quase um ano depois, a BMG Japan sugeriu que Sea-mo nator mudasse seu nome para Seamo. Com o lançamento de seu single de estréia, Kanpaku, Seamo, apesar de não alcançar uma boa posição nos rankings, seguiu em frente. Com o lançamento de seu segundo single quatro meses depois, a carreira de Seamo pareceu estar destinada a permanecer no meio dos rankings.
a love story, o terceiro single de Seamo, foi sua salvação. Com a participação da dupla BENNIE K, viu seus esforços o impulsionarem para a 14ª posição. Infelizmente, seu álbum de estréia, lançado duas semanas após o single, não conseguiu o mesmo feito.
Após o lançamento do álbum, Seamo fez uma pausa de seis meses e retornou em 2006 com o single Mata aimashou. Alcançando a 14ª posição na Oricon, como seu single anterior, esse esforço viu uma popularidade prolongada. Esse single vendeu 201.610 cópias, e rendeu a SEAMO a 59ª posição entre os singles mais vendidos de 2006.
Acompanhando o sucesso de Mata aimashou, o quinto single de Seamo, um cover do tema de abertura da segunda temporada do anime “Lupin the 3rd”, deu ao artista sua primeira colocação entre o Top 10 da Oricon, em nono lugar. Com 99.205 cópias vendidas, este se tornou seu segundo single mais vendido em 2006, chegando à 100ª posição.
O segundo álbum, Live Goes On, chegou à primeira posição na primeira semana de vendas. Lançado dois meses depois de seu bem sucedido quinto single, o álbum contava com a participação de artistas como AZU e KURO, do HOME MADE KAZOKU. Com quase 300.000 cópias vendidas, o álbum se tornou o 43° mais vendido de 2006.
O primeiro single em 2007, Cry Baby, foi usado como tema do filme “Crayon Shin-chan arashi wo yobu utau ketsu dake bakudan!”. Esse foi o primeiro single do artista a ser vendido em três versões, a capa contendo ilustrações de Shin-chan, com apenas uma música. Esse single também traz uma faixa com uma referência a outro anime muito popular no Japão e em outros países: “Fist of the North Star”.
O álbum seguinte, Round About, terminou sua primeira semana de vendas na segunda posição da Oricon. Seguindo os passos de Live Goes On, o novo álbum contou com a participação de vários artistas populares da indústria hip-hop/R&B japonesa. Com artistas como BoA, HOME MADE KAZOKU, Shuriken Jet e Mihimaru GT, o álbum foi um reconhecimento de quão popular SEAMO se tornou ao longo dos anos.
2008 foi um ano movimentado para o artista, que lançou o DVD SEAMO Round About Tour ?2007 SEAMO hanki chin Play kou Play taishou? Final at Nippon Budokan no dia 23 de abril. Após mais alguns singles, no dia 26 de novembro lançou o álbum SCRAP & BUILD.
Esse ano Seamo emplacou uma música como tema de encerramento do anime Naruto Shipuden, O single, chamado de My ANSWER/Fukeiki nante buttodase!!, será lançado no dia 5 de agosto e incluirá as faixas-título e uma terceira faixa intitulada Go!!, além das versões instrumentais de todas as três músicas. A versão limitada virá também com um DVD contendo o PV de My ANSWER, além de outros conteúdos especiais.
Todas as três canções do single serão usadas como músicas-tema: My ANSWER atualmente está sendo usada como tema de encerramento do anime “NARUTO Shippuden”, enquanto Fukeiki nante buttobase!! é a música tema do comercial de Xbox durante os dias 6 e 26 de junho e Go!! é a canção-tema do programa da TV CBC “The Pro Yakyuu Moeyo Dragons 2009”.
Com a popularidade crescendo a cada single ou álbum lançado, nós só podemos imaginar o que esse artista ainda tem a oferecer e certamente ainda atingirá o topo das paradas.