Outubro Rosa

Pelo título já deve ter gente pensando, lá vem esse japonês com viadagem novamente, dessa vez o assunto é sério, aliás, MUITO sério.

A Dani Koetz me mandou o link do Outubro Rosa no msn e ao ver do que se tratava não poderia deixar de divulgar; O Outubro Rosa é uma união de ações e forças que tem como objetivo dar visibilidade à causa do câncer de mama e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Nesse mês vários monumentos serão iluminados pela cor Rosa afim de divulgar o movimento, a campanha também conta com o Rosamóvel, uma van que serve como espaço itinerante do Portal Mulher Consciente em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador.

Outubro Rosa_1

Para quem não sabe o câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

No Brasil, são cerca de 49 mil novos casos de câncer de mama em mulheres por ano, e esse número vem aumentando nas últimas décadas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O câncer de mama também pode ocorrer em homens, mas em número muito menor.

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames.

Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para ser detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.

outubro-rosa

E para as mulheres que estão no Brasil saibam que agora a mamografia é gratuita no SUS para mulheres acima de 40 anos

Apesar de a ação estar sendo feita no Brasil é importante que mulheres de qualquer lugar do mundo façam o exame, por isso leitoras do Japão, EUA, Portugal enfim até mesmo da argentina de qualquer lugar onde estejam é de extrema importância que façam o exame períodicamente para caso seja detectado algo o tratamento possa ser feito o quanto antes.

Veja o depoimento de uma pessoa que já superou o câncer.

Mais informações você encontra no www.mulherconsciente.com.br

Topo