Páginas Amarelas parte 19

Aqui o ano já começou, ou não…, porque o ano fiscal só começa em março, e no Brasil só depois do carnaval.

Aqui não tem carnaval igual no Brasil, mas, acreditem tem carnaval também, o samba não é o mesmo e nem a empolgação, mas, enche de japonês tarado gente querendo ver as mulheres sambando em seus pequenos trajes, para quem não sabe, o maior carnaval fora do Brasil ocorre aqui, sim! isso mesmo!
O maior carnaval fora de terras tupiniquins ocorre aqui na terra dos amarelos, popular terra do sol nascente, é o “famoso” carnaval de Asakusa, famoso bairro de Tokyo.

O carnaval de Asakusa começou oficialmente em 1981 quando um grupo do Brasil foi convidado e, claro, acabou levando vantagem sobre os carnavalescos de primeira-viagem e o prêmio de 1 milhão de ienes oferecido à época. Os grupos japoneses eram pequenas agremiações, algumas com cinco pessoas, sem qualquer conhecimento sobre samba ou carnaval. As “escolas” desfilavam no quarteirão ao redor do Senso-ji e, ao final, se apresentavam em um palco armado na frente do Kaminarimon, o famoso portal do templo.

Hoje reúne várias escolas de samba e um público consíderavel, todo ano em agosto cerca de 500 mil pessoas acompanham o desfile das agremiações, porém é um evento ainda restrito até porque os japoneses não são muito conhecidos por sua empolgação, então será muito difícil fazer do carnaval um feriado nacional assim como ocorre no Brasil.

Ano passado, antes do natal, estava perambulando pelas ruas de Nagoya até que comecei a ouvir umas batucadas, segui o barulho e achei um grupo de japoneses fazendo samba, não! Você não leu errado, eles estavam fazendo samba! filmei um pouco e irei publicar aqui, como já escrevi em algum post passado, não é difícil encontrar artistas de rua, cantores, grupos, grupos de dança se apresentando nas ruas das cidades japonesas, então fiquem com um vídeo dos japoneses fazendo um samba em Nagoya e fotos do maior carnaval fora do Brasil.

Topo