Umi Hashi – o hashi ecologicamente correto

A cada ano que passa, as pessoas estão consumindo mais e mais sushi. E é claro que não vai mudar.

Mas de acordo com a Ellen MacArthur Foundation, os resíduos de plástico no mar serão mais numerosos que os de peixes até o ano de 2050. Assim, claramente algo precisa mudar. E é exatamente isso que Yavez Anthonio está tentando fazer, através do projeto de graduação, o estudante de publicidade criou o Umi Hashi (Hashi do Mar): Hashis feitos totalmente de plástico recolhido do oceano.
umi-hashi03
“Com este projeto, espero reduzir a quantidade de plástico no oceano, e fazer com que as pessoas que gostam de sushi em todo o mundo fiquem ciente da ameaça de microplásticos no mar “, diz Anthonio.

Na verdade, visualizando o problema e colocá-lo, literalmente, nas mãos dos consumidores, força todos e cada um deles, a serem mais  conscientes dos problemas terríveis enfrentados pelos mares, além de diminuir o consumo dos hashis feitos de madeira, que são descartáveis.
umi-hashi
Mas o projeto não é apenas para a sala de aula. Anthonio lançou uma campanha no Kickstarter para transformar o seu projeto em algo maior, e levar o Umi Hashi para mais lugares. E ele tem uma parceria com a better future factory, para criar um processo de produção maior, e ambientalmente amigável para produzir os pauzinhos.

Porém, projeto vai um passo em frente para reconhecer outro grave problema que os mares enfrentam: a sobrepesca. Somente restaurantes que servem peixes sustentáveis irão usar os Umi hashis, que no fim das contas serão uma espécie de selo de garantia de que o restaurante não comercializa peixes provindos de pesca predatória.
umi-hashi-02
É bacana ver como um problema bem grande, mas, pouco conhecido, como é a quantidade de resíduos plástico mar, pode ser transformado em um produto tão original.

Topo